Erros mais comuns no envio de eventos para o eSocial - GNR Ambiental

A declaração de informações obrigatórias para o governo gera uma série de dúvidas para os empreendedores. Na hora de organizar os dados previdenciários, trabalhistas e fiscais, é comum acontecer algumas falhas no envio de eventos para o eSocial.

Diante deste cenário de incertezas e desafios impostos pela jornada empresarial,  é que o artigo de hoje foi criado. Aqui, você saberá quais os erros mais comuns no envio de eventos para o eSocial e, assim, prevenir-se para não repetir as mesmas falhas no futuro.

Por isso, fica o convite para aproveitar o material e saber mais sobre como manter o seu negócio em conformidade com a lei.

Boa leitura!

Como acontece o envio de eventos no eSocial?

Caso você não saiba como utilizar a plataforma, antes de conferir quais as falhas mais comuns no envio de eventos para o eSocial, é válido entender como o processo de transmissão das informações acontece. Vamos lá?

Acesse a plataforma

É empregador ou foi contratado para realizar o serviço? Primeiramente, será necessário criar uma conta no Portal Gov.br. Logo após, o acesso ao sistema pode ser feito por meio das seguintes opções de login: certificado em nuvem, certificado digital ou CPF/Senha.

Ao acessar o eSocial por meio do menu Gestão do eSocial > Eventos de SST é preciso escolher quais eventos devem ser transmitidos e, assim, clicar no botão “Gerar lote”. Com isso, aguarde o lote ser disponibilizado. 

Selecione e valide os eventos

Lembre-se de revisar o preenchimento dos dados. A próxima etapa é incluir o lote na fila de envios e acompanhar o retorno do processo por meio do menu Gestão do eSocial > Lotes de evento. O sistema enviará notificações, quando houver uma resposta do governo – sendo ela positiva ou negativa.

No blog da GNR Ambiental, você conhece quais são os eventos de saúde e segurança do trabalho (SST) no eSocial. Clique aqui para saber mais.[1]   Agora que você já conhece as principais etapas para transmissão de informações pela plataforma, confira quais são as falhas mais comuns.

Isso contribuirá para que a sua declaração aconteça de forma mais eficiente e assertiva.

As falhas mais comuns no envio dos eventos para o eSocial

Com a chegada de 2023 e os prazos exigidos pela legislação, a tendência é que o envio de eventos de SST para o eSocial seja intensificado. Junto ao cumprimento destas obrigatoriedades, a organização de informações com a Contabilidade/RH/DP entra em cena.

É neste contexto que as falhas de comunicação entre os atores envolvidos no processo pode acontecer da seguinte forma:

Não solicitar uma autorização formal

Em muitos casos, o envio de eventos pelo eSocial é realizado por um profissional terceirizado e muitos esquecem da autorização formal. Ela pode ser feita de duas formas: por meio de procuração no site do eCAC ou processo eletrônico no site da Receita Federal.[1]  

Atenção! Essa autorização é obrigatória, pois sem ela não é possível fazer o envio de eventos para o seu cliente. Note que a plataforma do eSocial bloqueará o acesso  ao preenchimento de guias e demais comandos.

Assim, antes de enviar um evento assegure que essa etapa inicial seja cumprida.

Falha no preenchimento da matrícula do empregado

Na hora de enviar os eventos de SST, esse é um dos erros mais comuns. A matrícula do empregado deve ser criada e enviada  pela contabilidade ou departamento pessoal da empresa.

Por isso, não esqueça que essa é uma informação valiosa para o preenchimento do evento S-2240. Vale ressaltar que o número é o mesmo para o cadastro do empregado que também acontece no evento S-220.

Errar a data de exposição 

Geralmente, o processo de admissão e cadastro do empregado na plataforma é realizado pelo DP da empresa. Neste cenário, quando o envio de eventos para o eSocial é terceirizado, o envio do S-2240 ocorre com uma data de admissão diferente daquela que anteriormente foi informada ao eSocial pela Contabilidade.

Com isso, o eSocial recusa o evento S-2240.

Precisa realizar o envio de eventos para o eSocial? Tenha toda tranquilidade com o nosso apoio!

Os especialistas da GNR Ambiental sabem o quanto é importante ajudar a sua empresa a ficar em dia com a lei, evitando penalidades que podem custar caro e prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Solicite um orçamento com a nossa consultoria em segurança do trabalho e confira as soluções oferecidas. Por aqui, há um time empenhado em esclarecer todas as suas dúvidas sobre a plataforma do eSocial.

Nós aguardamos o seu contato! 


Precisa de ajuda?
_gn