Vibração Ocupacional: o que é? E quais suas implicações? - GNR Ambiental

Se um corpo está em um movimento oscilatório em torno de um ponto fixo, significa que ele está em vibração (Ver Laudo de Vibração Ocupacional). O número de vezes em que esse ciclo de movimentos se repete dentro de um período de um segundo é chamado de frequência, sendo medido em Hertz (Hz) ou ciclos por segundo.

A frequência dessa vibração (Vibração Ocupacional), a duração da exposição, os pontos de aplicação e a aceleração das oscilações podem gerar algumas consequências no corpo humano (Consequências vibração ocupacional), porém, dentre as questões que envolvem segurança do trabalho, os danos causados pela vibração ocupacional é um dos mais difíceis de dimensionar.

Pessoas que trabalham com asfaltamento de ruas, compactação de terra, perfuração, ou executam qualquer outro trabalho com maquinários pesados que envolvem exposição direta a vibrações (empilhadeiras, prensas, britadeiras, roçadeiras, motosserras, lixadeiras, marteletes, parafusadeiras, furadeiras de impacto, dentre outras), são as mais atingidas. Dores no corpo e desenvolvimento de problemas degenerativos com o passar do tempo são algumas das consequências da exposição à vibração ocupacional.

É importante que as empresas deem um treinamento adequado aos funcionários, para que todos os operadores saibam utilizar os equipamentos da forma correta, e assim, minimizar os danos à saúde. Importante também manter a manutenção dos equipamentos sempre em dia, pois equipamentos com má manutenção pode gerar aumento da vibração ocupacional.


Exemplo 1 : Uma empilhadeira com pneu careca, irá gerar maior vibração de corpo inteiro e vibração de mãos e braços, bem como piso desnivelado também irá proporcionar um aumento vibração de corpo inteiro e vibração de mãos e braços.


Exemplo 2 : Uma empilhadeira com amortecedor danificado, irá gerar maior vibração de corpo inteiro e vibração de mãos e braços, bem como piso desnivelado também irá proporcionar um aumento vibração de corpo inteiro e vibração de mãos e braços.
Recomenda-se realização de avaliação quantitativa de vibração em todos veículos, uma vez que fatores como manutenção, velocidade de operação, modelo do veículo, ano de fabricação, peso dos motoristas podem influenciar no nível de vibração ocupacional.

Quando a exposição a vibrações acontece por um curto período de tempo, o trabalhador pode apresentar dores musculares, dores abdominais, náuseas e até mesmo aumento dos batimentos cardíacos. Já um trabalhador, que fica sob exposição à vibração por um longo período de tempo, pode ter o sistema nervoso danificado, problemas no coração, problemas na coluna e até impotência do aparelho reprodutor.

Existem algumas técnicas de segurança do trabalho que podem ser utilizadas para medir as vibrações dos equipamentos e os respectivos impactos no corpo humano. Desta forma, coletadas as informações e dados, a empresa pode se adequar, a fim reduzir os riscos da vibração ocupacional e minimizar os danos aos trabalhadores.

Uma das medidas possíveis é o uso de ferramentas com controle de impacto e luvas antivibração. Também pode ser considerado um período adequado de repouso e massagens nos dedos e braços.

Os trabalhadores expostos a vibração ocupacional devem periodicamente ter suas atividades analisadas através de um Laudo Técnico (Laudo de vibração, laudo de insalubridade, LTCAT), a fim de quantificar e verificar se os parâmetros obtidos nas medições se encontram dentro dos limites de tolerância estabelecidos pelas Normas. Ver NR 09, NR 15 e FUNDACENTRO – NHO 09 e NHO 10. Este laudo deve interagir com PPRA, LTCAT, Laudo de Insalubridade.

A GNR Ambiental conta com profissionais legalmente habilitados, capacitados e qualificados para Medição e Elaboração de Laudo de Vibração Ocupacional e Ambiental. Com Equipamentos próprios e de última geração, medidor e acelerômetro triaxial, Classe I, Marca: Svantek, devidamente calibrados e que atendem NR-9, NR-15, NHO 09, NHO10, NBR ISO 2631 e NBR 5349.

Realizamos além do laudo de vibração, locação do medidor de vibração ocupacional e locação de medidor de vibração ambiental.

https://gnrambiental.cohttps://gnrambiental.com.br/locacao-de-equipamentosm.br/locacao-de-equipamentos

Precisa de ajuda?
_gn