O que podemos fazer para preservar o meio ambiente?

O que podemos fazer para preservar o meio ambiente? Entende-se por responsabilidade compartilhada o consenso de todas as partes pelo ciclo de vida de determinado produto, ou seja, a mesma deve estar presente no cotidiano dos produtores, consumidores, transportadores, prestadores de serviços na área de limpeza urbana e afins.

A responsabilidade é de todos

O pensamento de que você é responsável apenas pelo que você consome ou produz já é ultrapassado.

Hoje, sabe-se que é responsabilidade de todos, que as substâncias geradas pelas indústrias, comerciantes, consumidores, dentre outros, tenham uma disposição final adequada para que o meio ambiente não sofra com tantos impactos negativos, pois, este mesmo ambiente pertence a todos, e as ações de cada indivíduo acabam por impactar no geral.

Descarte e reutilização

É necessário com que cada um tenha consciência das melhores maneiras que há para o descarte ou reutilização de determinados produtos, uma vez que, os mesmos podem não terem mais utilidade para determinada função, porém, podem servir em outros aspectos ou para outras pessoas, é isso o que podemos fazer para preservar o meio ambiente.

Dicas

O que podemos fazer para preservar o meio ambiente? Responsabilidade compartilhada

Quando mencionamos a responsabilidade compartilhada, podemos citar ações por parte de empresas ou por parte de consumidores que fazem parte desta ideia, e que fazem grandes diferenças, como, por exemplo, nós, como consumidores, fiscalizarmos a origem dos produtos que estamos consumindo.

Com isso, entendemos melhor o funcionamento das empresas, os recursos que elas utilizam, se os produtos contêm substâncias toxicas ou não, e outros questionamentos que são de suma importância para o nosso conhecimento, já que os resíduos gerados tanto pela fabricação quanto pelo consumo também são de nossa responsabilidade.

Responsabilidade das empresas

Por parte das empresas, duas atitudes que podem ter objetivo positivo sobre os efeitos que o produto pode causar no meio ambiente, uma delas, seria passar as informações em suas embalagens sobre uso e descarte correto, e a composição do mesmo.

Uma outra forma é abrirem as portas da empresa para ajudar aos seus consumidores, posteriormente, com o descarte, processo de reciclagem (logística reversa) – e isto trará grandes benefícios para a empresa como preservação dos recursos evitando a exploração de novos.

Diminuir impactos ambientais

Quando todos conseguem, em benefício a sociedade, agregar a responsabilidade compartilhada nas perspectivas e ações, é notável o quanto isto pode trazer novas melhorias, conseguindo promover o aproveitamento de resíduos, diminuir impactos ambientais destinando-os para os devidos locais.

Reduzir o desperdício e a poluição, preservar os recursos naturais, uma vez que, os mesmos não são inesgotáveis e possuem seu próprio tempo de resiliência e precisamos respeitá-los, assim conseguimos descobrir o que podemos fazer para preservar o meio ambiente.

Leia também Afinal, o que é degradação ambiental?

PGRS, você sabe o que é?

Tem dúvidas sobre o que é PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos? Entre em contato conosco da GNR Ambiental, estamos preparados para lhe ajudar, contamos com equipe multidisciplinar para atender suas demandas e entender sua real necessidade e viabilidade econômica.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn