Ruído industrial: Como se adequar às normas? - GNR Ambiental

Grandes empresas devem se preocupar com diversas questões ambientais e uma delas é o ruído industrial. Realizar esse controle de barulho é essencial não só para a saúde dos seus colaboradores que ficam na linha de produção mais para também pessoas que vivem ou trabalham na região.

Antes de explicarmos como a sua empresa pode se adequar às normas, é preciso entender o conceito do da palavra ruído.

Dicas

O que é ruído?

É caracterizado como ruído, todo o som e barulho que causa uma poluição sonora que não é desejada e gera uma perturbação, mas que pode ser diminuída, se adequando aos decibéis corretos para cada período do dia.

A exposição aos ruídos, traz sérios problemas à saúde, principalmente, quando se trata de audição, mas também pode gerar estresse, perturbações psicológicas e fisiológicas, como hipertensão, alteração no humor, falta de concentração e problemas cardiovasculares, tudo isso por conta da emissão contínua do som que provoca o ruído.

Leia também Como denunciar barulho excessivo das empresas?

Como controlar o ruído industrial?

Para saber se barulho emitido pelo maquinário da sua empresa está dentro do padrão estabelecido pela NBR 10.151 da ABNT, que no período diurno é de até 70 dB(A) e no noturno é de 60 dB(A), é necessário a contratação de um profissional de engenharia ambiental qualificado, para que seja emitido o laudo de ruído.

Após a conclusão do laudo, fica mais fácil identificar qual será a melhor forma de se controlar o ruído industrial, como o isolamento acústico e projeto arquitetônico. Uma dica importante para que a sua empresa não seja multada por conta do barulho, é realizar a manutenção periódica das máquinas que são operadas pelos colaboradores.

É importante ressaltar que o laudo de ruído tem um prazo de validade de 1 ano, sendo assim, é necessário ficar atento as datas para não receber nenhuma notificação e reclamações por conta de poluição sonora.

Leia também Avaliação acústica: Tudo o que você precisa saber para evitar multas

Contato

O que é NBR 10.151?

A Norma Brasileira 10.151, estabelece condições fixas para aceitabilidade de ruídos, para que assim, a saúde e conforto da comunidade e funcionários não sejam prejudicados. A densidade do barulho é identificada por meio de um medidor de ruído, que deve ser operado por um profissional capacitado em engenharia ambiental. A avaliação é feita através do nível da pressão sonora em decibéis.

Precisa de ajuda?
_gn