Por que a segurança no local de trabalho é tão importante?

A segurança no local de trabalho é crucial, independentemente de uma empresa, seu tamanho ou setor. Sem as medidas adequadas de segurança no local de trabalho, uma empresa coloca seus funcionários, clientes, reputação da marca e receitas em risco.

Além disso, deixar de ensinar aos funcionários como manter um ambiente de trabalho seguro pode levar a acidentes, lesões e, o pior de tudo, fatalidades no local de trabalho.

Todas as indústrias têm riscos de segurança, mas a administração deve dedicar seu tempo para pensar e criar estratégias, tomando precauções de segurança que são necessárias em sua empresa para garantir que seus trabalhadores estejam seguros o suficiente o tempo todo. Isso os ajuda a melhorar a produtividade e qualidade dos produtos e muito mais.

Por que a empresa deve dar prioridade a Segurança do Trabalho?

Existem muitos motivos para priorizar a segurança no local de trabalho, e estes incluem:

  • Você pode criar um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Toda empresa deseja fornecer a seus funcionários um local seguro para trabalhar. Ao mesmo tempo, toda empresa deseja ajudar seus funcionários a maximizar seu potencial.

Ao priorizar a segurança do trabalho, uma empresa pode proporcionar a seus trabalhadores um ambiente seguro onde podem otimizar sua produtividade no dia a dia.

  • Você pode reduzir falta dos funcionários. Os funcionários que faltam ao trabalho devido a acidentes ou lesões no trabalho não podem contribuir para o sucesso de uma empresa.

No entanto, uma empresa que prioriza a segurança no local de trabalho pode reduzir o número de acidentes e lesões no trabalho, bem como o número de faltas dos funcionários associado a esses problemas.

  • Você pode aumentar a satisfação dos funcionários. Um local de trabalho seguro é um local de trabalho feliz, e pesquisas mostram que a segurança desempenha um papel vital no desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo que estimula a satisfação dos funcionários.
  • Você pode proteger seu ativo mais valioso – seus funcionários. De que adianta uma empresa sem seus funcionários? Priorizar a segurança no local de trabalho mostra aos funcionários que a empresa se preocupa com sua saúde e bem-estar.

Permite que uma empresa proteja seus funcionários contra uma ampla gama de perigos no local de trabalho e garante que os trabalhadores recebam o apoio de que precisam para se protegerem contra esses riscos.

Claramente, há muitas coisas que uma empresa pode fazer para priorizar a segurança no local de trabalho. Em geral, também não demorará muito para que a empresa reforce seus esforços de segurança no local de trabalho.

Confira sete dicas para ajudar sua empresa a criar um ambiente de trabalho seguro e produtivo:

  1. Identificar perigos no local de trabalho

Uma lista de verificação de análise de segurança no local de trabalho pode fazer muita diferença para uma empresa, pois permite que a empresa identifique e avalie os riscos e planeje adequadamente.

  • Desenvolver um programa de treinamento de segurança no local de trabalho para toda a empresa

Construir um local de trabalho seguro requer um esforço de equipe. Se você implementar um programa de treinamento de segurança no local de trabalho, sua empresa pode educar seus funcionários sobre os perigos no trabalho e ensiná-los a lidar com esses problemas.

  • Prepare-se para a segurança

A segurança efetiva no local de trabalho requer o equipamento certo. Portanto, sua empresa deve investir em itens de segurança no trabalho, como:

  • Máscaras
  • Kit de primeiros socorros
  • Extintores de incêndio
  • Luvas
  • Óculos
  • Capacetes
  • Roupas de proteção, chapelaria e/ou calçados

Quando se trata de segurança no trabalho, é sempre melhor ser cauteloso. Portanto, sua empresa deve escolher produtos de segurança no local de trabalho para lidar com os perigos no trabalho associados às atividades do dia a dia dos funcionários.

Por exemplo, uma empresa de construção deve fornecer capacetes para todos os trabalhadores que possam ser expostos a objetos em queda. Ou, o pessoal da área médica que manuseia agulhas afiadas deve ser obrigado a usar luvas de proteção em todos os momentos.

  • Mantenha as saídas de emergência desobstruídas

Não há como dizer quando ocorrerá uma emergência ou quando os funcionários precisarão evacuar rapidamente o seu prédio. Como tal, é essencial configurar saídas de emergência em todo o local de trabalho.

As saídas de emergência devem ser claramente marcadas e os funcionários devem receber informações sobre a localização de todas as saídas de emergência em um edifício.

Além disso, sua empresa deve manter todas as saídas de emergência e equipamentos de emergência desobstruídos o tempo todo – sem exceção.

  • Incentive os trabalhadores a permanecerem ativos

Trabalhadores sedentários podem ser mais suscetíveis a doenças cardíacas, obesidade, problemas musculares e outros problemas de saúde de longo prazo.

No entanto, se sua empresa encoraja os funcionários a permanecerem ativos, isso pode ajudar os funcionários a se manterem saudáveis, seguros e produtivos.

Ofereça aos trabalhadores intervalos regulares para que eles possam se levantar e se movimentar durante o dia.

  • Ajude os funcionários a gerenciar o estresse no local de trabalho

Ninguém quer trabalhar em um ambiente estressante. Conforme os níveis de estresse de um funcionário aumentam, é mais provável que ele sofra um acidente ou lesão no trabalho.

Felizmente, uma empresa que limita o estresse no local de trabalho pode ajudar os funcionários a permanecerem calmos, frios e controlados, independentemente da situação.

Reunir-se com os funcionários e identificar os fatores de estresse no local de trabalho é fundamental. Se os gerentes compreenderem os fatores de estresse no local de trabalho, eles podem trabalhar com os funcionários para aliviar esses problemas.

  • Dê aos trabalhadores a oportunidade de falar sobre as condições de trabalho inseguras

Dê aos trabalhadores a oportunidade de compartilhar suas preocupações com a segurança no local de trabalho com seus superiores – você ficará feliz por ter feito isso.

Se os funcionários puderem relatar condições de trabalho inseguras, eles podem colaborar com seus superiores para eliminar esses problemas e prevenir sua recorrência.

Não deixe a segurança do local de trabalho ao acaso. Faça uma Consultoria de Segurança do Trabalho com a GNR Ambiental e garanta um ambiente de trabalho seguro e mais produtivo.

_gn