Saiba quais os impactos ambientais em Brumadinho

No dia 25 de janeiro um mar de lama tomou conta de Brumadinho, na região metropolitana de Minas Gerais, após o rompimento da barragem da mineradora Vale. Vidas de humanos e animais foram perdidas, mas os efeitos deste acontecimento não param por aí. Os impactos ambientais podem causar problemas no abastecimento de água, assim como também prejudicar a vida da flora e fauna aquática.

Para se ter uma noção do tamanho deste transtorno, uma análise feita por imagens de satélite realizada pela WWF Brasil, mostra que 125 hectares de floresta foram destruídos após a ruptura da barragem, o equivalente a 125 campos de futebol.

Para chegar a essa conclusão foi feita uma comparação e levantamento de dados do Projeto de Mapeamento Anual de Cobertura e Uso do Solo do Brasil de 2017 e das imagens de satélite feitas e divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Defesa Civil Nacional e Internacional Charter Space & Major Disasters.

Dicas

Os impactos ambientais e vida aquática em Brumadinho

O rio Paraopeba que passa por Brumadinho também foi atingido pelo rompimento da barragem na Mina Feijão. A água do afluente do rio São Francisco foi substituída por lama de rejeitos de minério.

Desta forma, a vida aquática que havia na região morreu. A qualidade da água que era considerada regular/boa, hoje já não pode ser consumida por humanos e animais, conforme o aconselhamento do Governo, que apresentou um relatório mostrando alterações nos níveis de alguns metais na água, como o chumbo, níquel, vanádio e outros. Vale ressaltar que o rio Paraopeba era uma das fontes de abastecimento da região metropolitana de Minas Gerais.

Os impactos ambientais não param por aí, a fauna terrestre que vive próxima ao curso do rio também foi prejudicada e os rejeitos, provavelmente, só vão parar de se movimentar quando chegarem a represa de UHE Retiro Baixo, mas isso não significa que sedimentos mais finos ficarão represados, na verdade, eles passarão e seguirão o curso normal do rio.

A crise hídrica

Os impactos ambientais que foram e serão causados pelo rompimento da barragem vão ser sentidos durante anos e não afetarão só a região atingida. O rio Paraopeba faz parte de um dos braços da bacia hidrográfica do rio São Francisco e chega a alcançar a região Nordeste do Brasil, afetando assim o abastecimento de água de alguns municípios.

Além de uma possível crise hídrica, se os rejeitos chegarem até a usina hidrelétrica Três Marias haverá problemas com o fornecimento de energia. Já que a lama atrapalha na pressão da água.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn