Medição de ruído e vibração: O que preciso saber? - GNR Ambiental

As normas acústicas brasileiras são de responsabilidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são pensadas para que o projeto acústico seja eficaz, atendendo às necessidades especificadas. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as normas de Ruído e Vibração (especificamente, NBR 10151 + DD215), sua importância para as empresas e como elas impactam a todos em sua volta.

Por que a ABNT cria essas normas?

Com essas normas, os responsáveis pelo projeto que vai se executado consegue planejar todas as soluções dentro do que é pedido pela legislação, pensando em materiais mais eficientes dentro do custo desejado e pensando no bem-estar dos colaboradores e todos em sua volta.

Qual a diferença entre legislação e NBR?

As normas que são publicadas pela ABNT são instrutivas, com o desejo de educar e pensar no bem maior. Tem a ver com boas práticas que foram estudadas pela comunidade científica, elas não têm poder legal.

Entretanto, quando uma dessas normas se torna obrigatória pela força da lei (por exemplo Resolução CONAMA 01/90), todas as avaliações e medições passam a ser feitas conforme estabelecido na ABNT NBR.

É importante, ainda, lembrar que há legislações que mudam entre estados e municípios, sendo assim, as avaliações de medição e ruído são norteadas através dessas legislações.

Qual a diferença de ruído e vibração?

Tanto o ruído quanto a vibração podem ser considerados perturbação ambiental e de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores, vizinhança e meio ambiente.

Tanto ruído como vibração são ondas. A vibração é transmitida pela estrutura e é perceptível pelo contato, sua medição é realizada pela velocidade de deslocamento (m/s). O ruído, embora sejam ondas sonoras (ar), pode ser transmitido pela estrutura e causar vibrações (ruído nas baixas frequências). Mas é medido em decibel.

O ruído é definido como qualquer som desinteressante ou desagradável para quem está ouvindo, são sons indesejáveis que podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida de quem fica exposto a ele por longos períodos. 

Existem normas ou legislações que apoiem a medição de ruído e vibração ambiental?

  • ABNT NBR 10151:2019 Errata 1:2020 – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas

Essa norma traz em seu texto todo o procedimento para a medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes destinados à ocupação humana, sendo áreas internas ou externas de edifícios com emissão sonora aérea ou de vibração.

Juntamente com a tabela, a Norma também dita que:

I – A emissão de ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, obedecerá, no interesse da saúde, do sossego público, aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos nesta Resolução.

II – São prejudiciais à saúde e ao sossego público, para os fins do item anterior aos ruídos com níveis superiores aos considerados aceitáveis pela norma NBR 10151 – Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas visando o conforto da comunidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

  • Níveis recomendáveis de vibrações ambientais

Relativo aos níveis de vibração, menciona-se que no Brasil não são encontradas legislações específicas. Entretanto, existem diversos estudos internacionais que visam determinar o grau de incômodo de vibrações sobre o ser humano e em construções. 

Dentre estes, adotou-se no presente EIA-Rima o critério de avaliação das possíveis interferências a serem causadas no meio ambiente pelos eventos de vibração, conforme apresentados no quadro a seguir:

A CETESB instituiu a sua norma específica, conforme DECISÃO DE DIRETORIA nº 215/2007/E, que determina os seguintes padrões de vibrações, aplicáveis no Estado de São Paulo:

O Laudo de Vibração visa avaliar o incômodo causado por vibrações, visando o conforto da comunidade e atendendo todas as exigências técnicas da CETESB, conforme pede a Decisão de Diretoria Nº 215/2007/E, de 07 de novembro de 2007.

Como fazer a medição de ruído e vibração?Se você está pronto para manter sua empresa segura e precisa de uma equipe de profissionais qualificados para ajudá-lo a verificar o excesso de ruído e vibração, converse conosco!

Precisa de ajuda?
_gn