Isolamento acústico x tratamento acústico - GNR Ambiental

Vamos pensar na seguinte situação: você tem uma indústria e barulho do maquinário da produção está atrapalhando o desenvolvimento e produtividade dos colaboradores que trabalham no setor administrativo, agora é necessário que você encontre uma solução. Qual é a melhor saída? Realizar um isolamento ou tratamento acústico?

Hoje, explicaremos o que são cada um desses procedimentos e quando você pode optar por cada um. Vale lembra que esses processos podem ser usados em empresa, residências e indústrias.

Dicas

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico é indicado para quem deseja que o barulho de ambiente não seja escutado no cômodo ao lado, ou até mesmo que os ruídos externos vindo da rua, como buzinas, barulho de aviões, trens, construções ou qualquer som que possa gerar algum tipo de incomodo.

Para que o isolamento acústico seja 100% eficiente, são criadas barreiras que deverão ser aplicadas em locais estratégicos, como a parede do ambiente, portas, divisórias e janelas.

Esses bloqueios podem ser feitos com vidro, madeira maciça, mantas de borracha, chapas metálicas ou por um tipo de massa especial. Quanto mais denso for o material utilizado para no isolamento acústico, melhor será o resultado, pois, assim fica mais difícil das ondas sonoras se propagarem de um ambiente para o outro.

Agora voltando a situação que comentamos no início do texto, o que a sua indústria precisa é de um isolamento acústico para que o barulho da linha de produção não atrapalhe o administrativo. Uma boa forma de controlar o ruído emitido é com a realização de um laudo de ruído.

Vale lembrar que o isolamento acústico não deve ser feito por conta própria, a “obra” precisa ser realizada por um especialista, também é necessário que ela seja vistoriada e aprovada pelo Corpo de Bombeiros.

O que é um tratamento acústico?

O tratamento acústico é feito de duas maneiras e uma delas é por meio do isolamento acústico. Normalmente o tratamento é planejado antes de construção do ambiente, temos como exemplo, auditórios e salas de cinema.

Nesse processo, o primeiro passo é a construção da barreira que não permite nem a entrada e saída de ruídos. Após isso, é necessário realizar o condicionamento acústico, ele é responsável pelo “gerenciamento” da acústica interna do local, sendo assim, adéqua e equaliza o som do ambiente reduzindo a quantidade de ruído interno.

Para o tratamento acústico são utilizados materiais mais leves, como texturas porosas, fibrosas e até mesmo perfuradas, eliminando assim, a reverberação, mais conhecida como eco.

Para que este tratamento seja feito de maneira correta é necessária a contratação de profissional especialista que trabalhe de acordo com a norma NBR 10.151, tendo em vista que está regulamentação prevê execuções específicas para o tratamento acústico, como análise da pressão sonora do ambiente, tipos de ruídos sejam externos ou internos e outras medições que devem ser feitas por um técnico.

Leia também Ruído industrial: Como se adequar às normas?

Benefícios do isolamento e tratamento acústico

O principal objetivo do isolamento e tratamento acústico é a qualidade de vida das pessoas que estão dentro do ambiente, seja em uma casa, empresa ou indústria.

O alto nível de ruídos pode levar a falta de concentração, que por sua vez, acaba atrapalhando a produtividade. Mas além disso, o barulho constante pode trazer consequências sérias à saúde, como surdez, depressão, problemas com a pressão arterial e outros.

Quando se há um local tranquilo para se trabalhar, as atividades acontecem de forma mais eficiente, melhorando assim, os resultados no final do mês e não gera nenhum tipo de estresse ao colaborador.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn