Impacto sonoro: Quais problemas ele pode causar?

O impacto sonoro pode afetar a vida de um cidadão de diversas formas, principalmente para quem trabalha em empresas ou indústrias que possuem maquinários que emitem constantes ruídos.

Além da perda da audição, a poluição sonora pode aumentar o nível de estresse e riscos de acidente em ambientes de trabalho.

Dicas

Problemas auditivos

A exposição a uma grande quantidade de ruído dentro do ambiente pode causar enormes danos ao aparelho auditivo. Em 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimava que aproximadamente 278 milhões de pessoas no mundo teriam perdas auditivas bilaterais, de um grau moderado ao profundo, que seriam causadas por impactos sonoros.

Veja a seguir a tabela com os níveis máximos de ruídos para ambientes de convivência que foram definidos pela OMS.

Distúrbios do sono

O impacto sonoro também é prejudicial ao sono, já que os nossos ouvidos ficam atentos a barulhos acima de 35dBA, é uma forma do corpo ficar atento ao que acontece ao redor e se manter alerta para casos de emergência.

Ficar exposto durante o dia e a noite à poluição sonora, faz com que não haja a tranquilidade necessária para que o organismo produza o hormônio do sono. Isso acaba interferindo na produtividade, concentração, levando assim, a pessoa ao estresse.

Aumento do ritmo cardíaco – impacto sonoro

A poluição sonora afeta diretamente a pressão arterial e os batimentos cardíacos, já que os níveis altos de barulho aumentam a quantidade de adrenalina e cortisol liberada pelo nosso corpo, que normalmente são produzidos em situação de emergência e urgência, resultando assim, em um ataque cardíaco.

Estresse crônico

O estresse também é outro problema causado pelo impacto sonoro. Se a exposição a poluição sonora não for controlada ou se não houver a utilização do protetor auricular, o estresse pode se tornar crônico.

A partir disso outras doenças podem surgir, como: depressão, transtornos alimentares, envelhecimento precoce e muitas outras.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn