Ergonomia no Trabalho: Como ela Aumenta a Produtividade? - GNR Ambiental

A ergonomia no trabalho é uma ciência que estuda, desenvolve e aplica regras e normas com a finalidade de organizar o trabalho, buscando meios para torná-lo compatível com as características e limitações físicas e psíquicas dos trabalhadores.

O objetivo da ergonomia no trabalho é busca proporcionar bem-estar e, por consequência, aumento da produtividade e desempenho durante as atividades.

Podemos ver que, diante de um cenário econômico instável, a produtividade e o bom desempenho dos colaboradores fazem toda a diferença para manter a lucratividade da empresa. Mas qual a relação da produtividade e da ergonomia? Para esclarecer mais a respeito desse assunto, preparamos este conteúdo em nosso blog.

Ergonomia como uma exigência legal: a NR 17

Norma Regulamentadora nº 17 foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) junto de entidades trabalhistas (sindicatos e associações), para fazer com o que a ergonomia seja reconhecida e exigida por lei como fator determinante para a saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. A observação do aumento de casos de doenças ocupacionais por falta de condições adequadas de trabalho motivou sua criação.

Esta regulamentação vem apoiar empresários e trabalhadores, pois busca minimizar o impacto que os riscos ergonômicos podem trazer ao ambiente corporativo. Onde pode-se destacar a alta incidência de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, afastamentos e queda de produtividade.

A NR 17 tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto e segurança e um desempenho eficiente. Ela é mais que uma exigência legal — é uma verdadeira ferramenta de apoio à gestão de pessoas.

Os benefícios da ergonomia no trabalho

Quando bem aplicada em um espaço corporativo, a ergonomia pode proporcionar uma série de benefícios, tanto aos funcionários, quanto à empresa, como destacamos a seguir:

  1. Valoriza o trabalho dos colaboradores

Assim que uma empresa oferece boas condições de trabalho aos seus funcionários, isso fará com que eles se sintam mais dispostos a exercer as suas funções naquele determinado espaço.

Quando isso acontece, toda a equipe fica motivada para alcançar as metas e fazer com que a empresa cresça como um todo. Inclusive, muitos gestores encaram essa prática como uma estratégia para conquistar uma vantagem competitiva dentro do mercado de trabalho.

  • Diminui o absenteísmo

O absenteísmo é um grande desafio a ser contornado pelos gestores de uma empresa. Quando faltas e afastamentos ocorrem, o trabalho de toda a equipe é prejudicado, e, inclusive, a corporação pode ter grandes prejuízos financeiros.

Ao considerar todos os detalhes para evitar que algum risco comprometa a saúde dos seus colaboradores, os índices de absenteísmo diminuem de forma significativa. Com a ergonomia, é possível não apenas evitar o surgimento de doenças laborais, como também prevenir uma série de acidentes que, a longo prazo, podem impactar diretamente o quadro de faltas e afastamentos.

  • Aumenta a produtividade da equipe

Boa parte dos gestores que investem na ergonomia já notaram que, quando a empresa proporciona um ambiente adequado ao trabalhador, automaticamente, a sua produtividade aumenta. Em alguns casos, basta fazer alguns ajustes simples no espaço, como trocar a iluminação, cadeiras ou mesas de um escritório.

Tais atitudes são excelentes para influenciar o desempenho e comprometimento dos colaboradores com a sua empresa. Com um ambiente completo e preparado, é possível diminuir a taxa de erros ou trabalhos malfeitos, uma vez que toda a equipe estará mais concentrada e determinada a cumprir a sua função.

  • Previne doenças laborais

Uma série de doenças podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho. Normalmente, essas condições surgem quando o funcionário realiza movimentos repetitivos ou a partir de posturas inadequadas ao longo do dia.

Para contornar o cenário, os empresários podem contar com a ajuda da ergonomia no ambiente de trabalho. Seguindo essa prática, os equipamentos, móveis e demais detalhes são todos ajustados, com a finalidade de oferecer ao colaborador um espaço confortável e adequado, evitando o desenvolvimento de tais patologias.

Instrua os colaboradores

A conscientização dos colaboradores contribui efetivamente para a redução das doenças e acidentes de trabalho, aumentando a produtividade.

A adoção de pausas regulares e de uma postura correta ao sentar, por exemplo, pode evitar dores nas costas, a principal causa de afastamento do trabalho, segundo o INSS.

 De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 pessoas vão ter problemas de coluna em algum momento da vida. E, trabalhar com dor durante várias horas do dia, certamente, afeta a produtividade.

Estimule os funcionários a se exercitarem

A atividade física, qualquer que seja, proporciona saúde, conforto e bem-estar às pessoas. Assim, estimular a prática de exercícios é um verdadeiro investimento na produtividade dos colaboradores.

Uma pessoa com fraqueza muscular, ansiedade, estresse e dores crônicas tem seu desempenho claramente comprometido. Por isso, desenvolva ações e programas que promovam hábitos de vida saudáveis, fortaleçam o sistema musculoesquelético, minimizem a sensação de fadiga e combatam o sedentarismo.

ginástica laboral é uma ótima alternativa para promover a prática dentro da própria rotina de trabalho; também é possível formar grupos de corrida e caminhada, que são uma excelente alternativa e ainda promovem a integração da equipe.

Conte com a GNR para implementar a Ergonomia na sua Empresa

Caso esteja encontrando dificuldades em realizar essas tarefas, considere contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto, como as consultorias de ergonomia e bem-estar no trabalho. Ao contar com o acompanhamento de um consultor, você receberá um diagnóstico ergonômico detalhado, com todas as questões que devem ser melhoradas dentro da empresa.

Além disso, o profissional fornecerá as melhores medidas a serem tomadas para cada caso, proporcionando, assim, mais praticidade e economia de tempo e dinheiro para a sua organização.

Entre em contato conosco para saber mais a respeito desse tema, conhecer nossas soluções e solicitar um orçamento.


☎(11) 2374-1201
?(11) 97285-9101
?(11) 95277-2125
? www.gnrambiental.com.br

#engenhariaambiental #consultoriaambiental #gnrambiental #segurancadotrabalho #ergonomia #conforto #nr17

Precisa de ajuda?
_gn