ENSAIO DE DESEMPENHO ACÚSTICO NBR 15575 - GNR Ambiental

NOSSOS ENSAIOS DE DESEMPENHO ACÚSTICO ATENDEM A NORMA NBR 15575

A NBR 15575 entrou em vigor em 2013 estabelecendo critérios e requisitos mínimos para o desempenho de edificações habitacionais. Ela foi criada para garantir a qualidade, segurança e conforto das construções, contemplando aspectos como estrutura, segurança contra incêndios, estanqueidade, desempenho térmico, acústico, entre outros.

O ensaio de desempenho acústico nbr 15575 é pré-requisito para qualquer nova construção ser realizada. Ensaio de desempenho acústico é crucial para PBQPh.

E-mail: contato@gnrambiental.com.br
Telefone: 11 99831-9125

Entre em contato para dúvidas e saiba mais! Solicite orçamento!

Equipamentos utilizados:

Tapping Machine – Máquina de impacto para ensaio de pisos, ruído de impacto

Dodecaedro – Fonte Omnidirecional para ensaio de ruído aéreo

Sonometro com reverberação – Medidor de Pressão Sonora para todos os ensaios

 

 

  • MEDIÇÃO DE CLASSE DE RUÍDO (FACHADAS)

Para o ensaio de desempenho acústico de vedações verticais externas (fachadas) e coberturas de dormitórios, a Norma ABNT NBR 15575 estabelece critérios para o ensaio de desempenho acústico de vedações verticais externas (fachadas) e coberturas de dormitórios, considerando diversas situações de ruído presentes no entorno da edificação, tais como tráfego urbano e o ruído proveniente de rotas de aeronaves.

Para determinar a Classe de Ruído, é imprescindível conduzir o ensaio de desempenho acústico e realizar análise meticulosa das características acústicas do entorno do empreendimento.

É essencial realizar medições acústicas durante períodos diurnos e noturnos, em diversos dias da semana, inclusive nos finais de semana, com o intuito de identificar as principais fontes de ruído e calcular a propagação sonora até as futuras fachadas. Recomenda-se o uso de simulações computacionais baseadas em normas técnicas, pois elas facilitam a estimativa dos níveis sonoros que incidirão nas vedações externas dos edifícios.

Além disso, é fundamental observar a legislação vigente, como a NBR 10151 onde possuímos acreditação da CGCRE conforme ISO 17025 para ensaio acústico, veja nosso escopo: http://inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1804.PDF

  • MEDIÇÕES DE RUÍDOS DE SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS E EQUIPAMENTOS PREDIAIS

As instalações de sistemas prediais, como bombas e motores diversos, assim como os sistemas hidrossanitários e de águas correntes e pluviais, devem ser projetados de forma a não gerar níveis elevados de pressão sonora no interior dos dormitórios, conforme estabelecido pela NBR 15575-1.

Para garantir isso, são conduzidas medições em todas as fontes relevantes, as quais podem variar de acordo com as especificidades de cada construção.

 

  • MEDIÇÕES DE RUÍDO AÉREO PARA LAJES

A transmissão de ruído aéreo entre duas unidades habitacionais sobrepostas em uma edificação ocorre através do próprio sistema de piso (como uma via de transmissão direta) e os elementos laterais ou paredes (como doze vias de transmissão indireta).

Essas transmissões dependem das soluções construtivas adotadas, das conexões entre elas e da configuração dos espaços. Assim, é comum que o desempenho de isolamento ao ruído aéreo entre dois ambientes separados por um sistema de pisos em um edifício (DnTw) seja geralmente inferior ao desempenho do mesmo sistema de piso testado em laboratório (Rw).

Portanto, a realização de ensaios acústicos em campo, após a instalação das lajes e pisos, é de suma importância para a continuidade da obra e para evitar custos adicionais com a quebra de pisos já concluídos.

 

  • MEDIÇÕES DE RUÍDO DE IMPACTO PARA LAJES

A transmissão de ruído de impacto entre duas unidades habitacionais sobrepostas em uma edificação ocorre através do próprio sistema de piso (uma via de transmissão direta) e os elementos laterais ou paredes (quatro vias de transmissão indireta).

Essas transmissões são influenciadas pelas características das soluções construtivas utilizadas, pelas conexões entre elas e pela disposição dos espaços. Como resultado, é comum que o desempenho de isolamento ao ruído de impacto entre dois ambientes separados por um sistema de pisos em um edifício (L’nt,w) seja inferior ao desempenho do mesmo sistema de piso testado em laboratório (L’nt,w).

Portanto, a realização de ensaios acústicos em campo, após a instalação das lajes e pisos, é de extrema importância para o andamento da obra e para evitar custos adicionais com a substituição de mantas acústicas.

É recorrente nos depararmos com problemas oriundos de academias em unidades habitacionais. Impacto de ruído academia.

 

  • MEDIÇÕES DE RUÍDO AÉREO PARA PAREDES

A transmissão de ruído aéreo entre duas unidades habitacionais separadas por uma parede ocorre tanto através da própria parede (considerada uma via de transmissão direta) quanto dos elementos laterais, como outras paredes, fachadas ou pisos (totalizando 12 vias de transmissão indireta). Essas transmissões estão intrinsecamente ligadas às propriedades das soluções construtivas adotadas, às conexões entre esses elementos e à configuração dos espaços.

Em decorrência desses fatores, é comum que o desempenho de isolamento ao ruído aéreo entre dois ambientes separados por uma parede de vedação vertical interna em um edifício (expresso pelo parâmetro DnTw) seja geralmente inferior ao desempenho dessa mesma parede quando testada em laboratório (Rw).

Diante disso, os ensaios acústicos em campo, realizados após a instalação de algumas paredes (geralmente as do primeiro e segundo andar), assumem um papel crucial para a continuidade da obra e para evitar despesas adicionais com a necessidade de reforço acústico dessas paredes.

E-mail: contato@gnrambiental.com.br
Telefone: 11 99831-9125

Entre em contato para dúvidas e saiba mais! Solicite orçamento!

 

 

Regiões onde também atendemos no Estado de SP
Bertioga Riviera de São Lourenço São José dos campos Amparo  Valinhos  São Carlos  Hortolândia  Maua
Caraguatatuba Santos Campinas Barueri  Bragança Paulista  Itupeva  Araçatuba 
Cubatão São Vicente Jundiaí Ribeirão Preto Araraquara Mendonça  Jaboticabal 
Guarujá Praia Grande Sorocaba Marília  Americana Itu  Sertãozinho
Ilhabela Ubatuba Indaiatuba  Louveira  Atibaia  Vinhedo  São Bernardo
Itanhaém São Sebastião São José do Rio Preto  Paulínia  Taubaté  Marapoama  Diadema
Mongaguá Peruíbe Itatiba  Bauru  Araras  Votuporanga  Ribeirão Pires
Precisa de ajuda?
_gn