Como elaborar a matriz de risco e o plano de ação do PGR

Matriz de risco é uma das cerejas do bolo do PGR. A matriz de risco é uma técnica visual para avaliação e classificação de riscos inclusive não é mencionada matriz de risco na NR1, no PGR e nem no GRO, mas a norma menciona a classificação e avaliação, isso pode ser feito através da matriz de risco.

Como montar a Matriz de Risco?

A Matriz de Risco sempre vai considerar a severidade do problema com a probabilidade de ele acontecer, isso para atendimento NR1.

Para montar a Matriz de Risco, faça uma planilha colocando a severidade dos problemas na horizontal e a probabilidade na vertical.

Crie categorias para os tipos de severidades que o problema pode ter (ele é grave, insignificante, muito grave?), a matriz é sua, crie as categorias e o jeito que você consegue visualizar melhor quais são os problemas e quais as probabilidades de ele acontecer, se é necessária uma atitude rápida ou se o problema pode esperar para ser resolvido. Após isso, é só fazer a combinação dos fatores.

  • Na severidade considere qual a profundidade da consequência e o número de trabalhadores possivelmente afetados.
  • Na probabilidade considere qual a possibilidade da de ocorrer lesões ou agravos à saúde.

É feito assim, pois na NR1, no item 1.5.4.4.2 está escrito que:

Para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade ou chance de sua ocorrência.

Após feito isso, basta aplicar a Matriz ao plano de ação do PGR.

Importante lembrar que o PGR é elaborado por um profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho.

O programa tem por principal objetivo prevenir que acidentes ambientais ocorram, que possam prejudicar a vida de colaboradores, a empresa e também o meio ambiente.

Com um Programa de Gerenciamento de Riscos sua empresa e todos os colaboradores estarão seguros, evitando quaisquer dores de cabeça.

Fique dentro da lei e garanta a segurança de todos os colaboradores! Conte com a GNR Ambiental para a elaboração da Matriz de Risco da sua empresa e do GRO/PGR. Entre em contato com a gente ainda hoje!

Precisa de ajuda?
_gn