Avaliação do Potencial de Contaminação em Imóveis

Existem casos passados onde empreendimentos, depois de construídos, tiveram de ser abandonados ou tiveram o seu valor de mercado depreciado pela ocorrência de contaminação ambiental, a qual somente foi detectada em virtude da ocorrência de acidentes ou danos agudos à saúde humana.

Até recentemente no Brasil, a análise de implantação de um empreendimento imobiliário em uma determinada área não considerava a existência ou não de passivos ambientais e, dessa forma, as áreas contaminadas eram tratadas como assunto secundário dentro do processo decisório de negociação ou incorporação de um determinado imóvel.

Atualmente, para avaliar a conveniência da aquisição de um determinado imóvel e pesquisar a possibilidade de que aquele solo ou água subterrânea ou as edificações possam apresentar algum tipo de contaminação, por causa ou efeito do seu uso anterior, técnicas diversas são empregadas, visando atender às diretrizes técnicas estabelecidas pela CETESB e, em casos de imóveis financiados por bancos públicos ou privados, deve ser comprovado que não existem passivos ambientais na área.

A avaliação do potencial de contaminação deve seguir algumas etapas para que seja possível determinar se há ou não a necessidade de uma investigação ambiental.

A GNR Ambiental é uma empresa de consultoria com atuação nacional,  oferecendo soluções ambientais e apoio técnico e jurídico em relação ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Resíduos, Efluentes e demais serviços na área de Consultoria do Meio Ambiente. Contate-nos!

Precisa de ajuda?
_gn