Avaliação acústica: O que fazer para evitar multas?

Com o crescente número da poluição sonora nas grandes cidades, nunca foi tão necessário a execução de uma avaliação acústica para que a qualidade de vida seja garantida em condomínios residenciais, empresas, indústrias e outros locais onde a emissão de ruído é constante e pode atrapalhar quem estiver em volta.

A Norma 15.575 da ABNT prevê que todos os edifícios residenciais construídos a partir de julho de 2013 são obrigados a ter todos os ambientes com isolamento acústico, tendo em vista que muitos moradores se incomodam com os barulhos feitos pelos vizinhos. Segundo a Norma, é necessário que as paredes de divisão entre os apartamentos tenham um isolamento de 45 decibéis.

O mesmo acontece com empresas, indústrias e outros pontos comerciais, culturais e religiosos que emitem barulho, como igrejas, bares e etc. Mas para estes casos as normas estabelecidas são referente a NBR 10.151 da ABNT.

O que é uma avaliação acústica?

A avaliação acústica tem como objetivo realizar a medição de ruídos em um determinado ambiente por meio de uma verificação e ensaios acústicos no local, para que assim, seja possível averiguar se o barulho está dentro do limite estabelecido nas normas da ABNT ou lei do silêncio que é estabelecida na região do prédio residencial ou comercial.

Após o resultado da avaliação em casos de indústrias e empresas, o técnico responsável pelo laudo traça um projeto acústico, onde todos os pontos que apresentaram o nível de ruído acima do esperado sejam reparados, gerando conforto aos colaboradores e vizinhos.

Para que todo o processo aconteça com total eficiência é preciso que sejam verificadas e analisadas com muita atenção quais são as fontes dos ruídos e qual é a influência delas no ambiente externo.

Já para os apartamentos residenciais a avaliação acústica serve como uma forma de saber se realmente o isolamento acústico foi realizado durante a construção. Lembramos que só prédios construídos a partir de julho de 2013 seguem esta regra. Caso o laudo comprove que o isolamento não existe ou não está dentro do padrão estabelecido, o morador pode entrar com um processo contra a construtora e a multa é de R$10 mil CDC, art. 20, I. CCB/2002, art. 186. CF/88, art. 5º, V e X.

Leia também Aplicabilidade do laudo de ruído ambiental

Dicas

Dentro da indústria

Um dos principais objetivos de avaliação acústica é garantir a qualidade de vida, por isso, indústrias precisam realizar periodicamente este procedimento, pois colaboradores expostos a altos níveis de ruídos podem apresentar problemas na produtividade e também com a saúde.

A responsabilidade social também entra em jogo, tendo em vista que alguns pontos industriais estão localizados em bairros residenciais. A denúncia por barulho pode levar a organização a ter prejuízos financeiros por conta das multas aplicadas em caso de não cumprimento do isolamento acústico de acordo com as leis estabelecidas.

Leia também Ruído industrial: Como se adequar às normas?

A GNR Ambiental

A GNR Ambiental tem como maior compromisso levar a você uma solução eficiente para o tratamento de ruídos residências e comerciais por meio da avaliação acústica, seguindo sempre os parâmetros estabelecidos pelas Normas ABNT em vigência.

Dentro do nosso laudo é apresentado um relatório fotográfico, certificados de calibração do calibrador e do medidor de pressão sonora, e a ART que são as Anotações de Responsabilidade Técnica feitas pelo o engenheiro responsável pela análise.

Precisa realizar uma avaliação acústica? Entre em contato com o nosso comercial.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn