Atualização NR 17 – NR 01 PGR - GNR Ambiental

O que são as NRs?

As normas regulamentadoras, mais conhecidas como NRs são legislações que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador, sendo assim cada uma fala sobre um assunto em específico.

Introdução

Há algum tempo já se vem discutindo alterações nas normas regulamentadoras e, uma das mais famosas com certeza é a adição do PGR (Programa de gerenciamento de riscos) à nova NR 01, em vista disso se viu necessária a atualização da NR 17 para que haja maior harmonização entre as normas para que seja mais efetiva sua aplicação (Tal falta de harmonia, prorrogou seu vigor de agosto de 2021 para janeiro de 2022). A norma regulamentadora N°17 é uma legislação federal que regulamenta os postos de trabalho visando adaptá-los as características psicofisiológicas dos funcionários levando a maior conforto, produtividade e prevenindo doenças providas das atividades laborais como as LER/DORT.

NOVA NR 17 – ERGONOMIA

 Uma das alterações discutidas é a adição da AEP – Análise ergonômica preliminar na NR 17, contemplada nas etapas do processo de identificação de perigos e de avaliação dos riscos descrito no item 1.5.4 da NR 1. Essa avaliação prévia auxiliará os trabalhos ergonômicos em si, ela subsidia a implementação de medidas de prevenção e adequações necessárias previstas na NR e, pode ser realizada por meio de abordagens qualitativas, semiquantitativas, quantitativas ou combinação destas. A AEP apresentará uma visão geral dos postos de trabalho de forma resumida, irá propor modificações iniciais e preparará o terreno para a Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Assim, diversos problemas e situações de risco, mas facilmente ajustáveis, já serão resolvidas de forma direta pela AEP.

Aplicando a AEP, a já conhecida Análise Ergonômica do Trabalho (AET) poderá ficar restrita a processos mais complicados de se detectar como avaliações mais aprofundadas de atividades operacionais utilizando métodos de avaliação de levantamento de carga (cálculo NIOSH) e análises de riscos como o método MOORE&GARG.

A ergonomia é um dos pontos mais fundamentais para o bom funcionamento do ambiente de trabalho, para a saúde física/psíquica do trabalhador e produtividade. É por isso que a observação da NR17 é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer empresa, garantindo que o trabalho realizado seja feito dentro dos padrões normativos impostos. Afinal, é dever do empregador disponibilizar as melhores condições possíveis para seus funcionários, de modo que eles estejam sempre motivados e confortáveis para praticar suas atividades laborais.

Precisa de ajuda?
_gn