Atenção: A NBR 10.151 está em projeto de revisão

O Segundo Projeto de Revisão da ABNT NBR 10.151 está sendo elaborada pela Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações, que pertence ao Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002).

Está previsto para cancelar e substituir a edição anterior, ABNT NBR 10.151 de 2000 e Versão Corrigida de 2003. Quando o segundo projeto de revisão for aprovado a referida norma entrará em vigor.

Já foram mais de 35 reuniões para aprovar o deferido projeto desde 2012. Além de terem mais de 40 participantes representando instituições públicas, privadas e autônomas. Vale evidenciar que qualquer profissional com conhecimento pode participar nas Comissões, pois é voluntaria e aberta a qualquer interessado.

Esta Norma estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.

Os principais incentivos para revisão da NBR 10.151 é a necessidade de harmonizar os procedimentos técnicos a serem adotados nas seguintes aplicações:

  • Medições dos níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, independentemente das fontes sonoras contribuintes;
  • Medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações decorrentes de reclamações de fontes sonoras, independentemente da localização da fonte;
  • Avaliação sonora ambiental de empreendimentos, instalações e eventos em áreas habitadas, independentemente da existência de reclamações;
  • Apoio ao poder público no processo de gestão e fiscalização de poluição sonora;
  • Elaboração de estudo e projeto acústico de empreendimento, instalação e evento a ser implantado em uma delimitada área, compatibilizando sua inserção na paisagem sonora do local;
  • Orientação para classificação sonora de áreas destinadas a empreendimentos residenciais face aos requisitos da ABNT NBR 15575-4.
Precisa de ajuda?
_gn