Aprenda a reduzir o Ruído Ocupacional na sua empresa - GNR Ambiental

O ruído é um daqueles tópicos sobre os quais a maioria de nós tem uma ideia de quando o ruído é perigoso ou não. Mas você realmente não tem certeza. A menos que você tenha algum tipo de sistema para saber quando um determinado limite é excedido.

Se você tiver problemas para ouvir alguém a 1 metro de distância por causa do ruído de fundo, é uma boa indicação de que o ruído está começando a se aproximar ou ultrapassar o limite para de se tornar perigoso.

Teste de ruído

Hoje em dia, você pode usar aplicativos de smartphone para medir decibéis de ruído. Você nunca deve confiar neles como na nossa avaliação de ruído ocupacional porque haverá muita variabilidade.

Você realmente não pode confiar no microfone de um smartphone como seu identificador primário de ruído. Mas dá uma boa ideia de quando você deve prosseguir para o próximo nível de identificação de ruído adequada.

Por que a avaliação de ruído ocupacional é importante?

Ao se trabalhar em local com ruídos acima do permitido, isso traz diversos malefícios para a saúde, um exemplo é a doença de PAIR (perda auditiva por ruído ocupacional), outros fatores são o absentismo, acidentes e baixo rendimento.

Ruído são quaisquer sons a que somos expostos e que são desagradáveis aos ouvidos, e eliminá-los promove um ambiente de trabalho saudável e mais seguro.

Efeitos associados à poluição sonora constante

Além de danos à audição, a exposição a ruído constante e excessivo pode causar outros problemas de saúde, incluindo:

  • dor de cabeça
  • pressão sanguínea elevada
  • fadiga
  • irritabilidade
  • desordens digestivas
  • aumento da suscetibilidade a resfriados e outras infecções menores.

Como controlar o ruído ocupacional?

Um ambiente de trabalho seguro e saudável deixa os colaboradores mais felizes e produtivos. Por isso, há inúmeras maneiras de diminuir o ruído ocupacional e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

  • Se possível, substitua o equipamento barulhento

Você pode substituir um equipamento velho e barulhento por um dispositivo menos ruidoso.

Por exemplo, se você estiver usando um equipamento antigo e barulhento e substituí-lo por um novo equipamento bom que faz o mesmo trabalho, mas tem uma taxa de ruído muito mais baixa, isso é uma grande vantagem.

Você também pode optar somente por trocar as posições dos aparelhos e/ou reduzir a concentração de maquinários, de forma que elas fiquem mais afastadas dos trabalhadores ou uma das outras.

  • Equipamento de proteção pessoal (EPIs)

Os protetores auditivos são os mais conhecidos e são a solução mais óbvia. Entretanto, o uso de EPIs deve ser pensado somente em último caso, pois, primeiro, o ambiente de trabalho deve estar apto para que o colaborador exerça sua função, por isso, tente minimizar primeiramente as fontes de ruídos.

  • Isolamento acústico

Isolar paredes e tetos do som é uma ótima solução, isso colabora com a forma que o som transita no ambiente. Os materiais utilizados atualmente são super modernos e poder proporcionar outras funcionalidades.

  • Enclausuramento acústico

É uma técnica no qual você coloca as fontes de ruído (total ou parcial) isoladas. Para isso, você faz o enclausuramento do maquinário em cabinas, barreiras, portas acústicas ou com outros recursos disponíveis.

  • Silenciadores

Existem dois tipos de equipamentos que são usados para evitar que o ruído de propague por via aérea. O dissipativo é um revestimento com materiais fonoabsorventes porosos. Já o de ressonância utiliza materiais que dissipam o ruído.

Por que fazer uma avaliação de ruído ocupacional?

Ao investir em avaliações de ruído ocupacional em seu local de trabalho, você mostra a sua equipe que se preocupa com sua saúde e segurança a longo prazo. O teste de ruído ocupacional tem vários benefícios, tais como:

  • Chegar à frente e potencialmente evitar soluções caras ou demoradas para fontes de ruídos perigosos
  • Acompanhar a manutenção de equipamentos e ferramentas que produzem ruído
  • Saber o status dos níveis de ruído do seu local de trabalho
  • Ser proativo para manter seus funcionários seguros

Investir em avaliações regulares de ruído ocupacional é tão valioso que existem testes específicos para empregadores que fornecem dispositivos de proteção auditiva a seus funcionários.

Mantenha sua empresa em dia com as normas

Saúde e Segurança do Trabalho vêm para preservar a saúde dos colaboradores. Importante ressaltar que, nos locais onde a emissão sonora é superior a 80 decibéis, é obrigatório o uso de EPI protetor contra barulho.

Mantenha o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) sempre atualizado.

Se você está pronto para manter sua empresa segura e precisa de uma equipe de profissionais qualificados para ajudá-lo a verificar o excesso de ruído, converse conosco!

Precisa de ajuda?
_gn