Alternativas para reciclagem de resíduos - GNR Ambiental

É necessário investir em reciclagem de resíduos, o aumento do padrão de consumo mundial está ligado a geração cada vez maior de lixo. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, ocorreu um aumento no poder aquisitivo da população que passou a consumir.

A destinação final mais comum dos detritos produzidos pelos brasileiros são os aterros sanitários. Os países desenvolvidos incentivam e investem em novas formas de disposição final dos resíduos. Essa crescente na geração acarretou na diminuição da vida útil dos aterros, que não suportam mais a quantidade de refugos.

Dicas

O desenvolvimento de novos projetos de aterros fica cada vez mais difícil, pois faltam áreas com tamanhos adequados próximo as cidades. Sendo assim, quanto mais longe a área, maior será o custo com transporte e em alguns casos a construção de um novo projeto é inviável.

E as alternativas de reciclagem de resíduos?

Alternativas de disposição final de resíduos começam a ganhar força e a mais comum utilizada é a reciclagem. Existem diversas cooperativas de reciclagem, que além de serem importantes na questão dos detritos, geram também empregos e renda. Muitas pessoas sustentam suas famílias com por meio da reciclagem, gerando assim, um novo nicho de mercado.

A reciclagem de resíduos é uma boa alternativa para não sobrecarregar os aterros, e evitar o desperdício de recursos naturais, entretanto nem todos os refugos podem ser reciclados, por exemplo: caixas de papelão que estão sujas com gordura não são recicladas e vão para aterros sanitários onde ocupam um grande espaço. Mas, essas caixas ainda poderiam ser aproveitadas.

O que fazer com que não pode ser reciclado?

Os resíduos que não podem ser reciclados, muitas vezes podem ser aproveitados energeticamente, sendo utilizados como combustíveis para gerar calor e eletricidade. O aproveitamento da energia dos detritos em alguns casos não é bem visto pelas cooperativas de reciclagem, que acabam achando que essa alternativa pode diminuir os refugos que chegam até elas. A melhor solução para aumentar a vida útil dos aterros é a utilização de ambas as opções.

Implemente uma prática sustentável

Dúvidas sobre reciclagem de resíduos? Quer implantar coleta seletiva em seu condomínio, comércio, indústria ou escola? O primeiro passo é um Plano de Gerenciamento de Resíduos bem elaborado, acompanhando todos os requisitos mínimos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305 de 2010.

A partir de um PGRS bem elaborado, podemos estruturar uma coleta seletiva eficiente a realidade e rotina do local. Entre em contato conosco da GNR Ambiental, iremos lhe ajudar com sua necessidade.

Contato
Precisa de ajuda?
_gn