7 Maneiras de Diminuir o Ruído Dentro da Sua Empresa

Muitos funcionários correm o risco de prejudicar ou perder a audição – especialmente aqueles que passaram a vida trabalhando em ambientes barulhentos ou que não foram treinados para tomar as devidas precauções.

Se o local de trabalho estiver sujeito a riscos de ruído, considere algumas das medidas preventivas descritas abaixo para proteger o bem-estar dos colaboradores.

Atenção: o risco de ruído não está somente em fábricas ou empresas grandes

Pode parecer estranho, mas estudos também revelaram que os gerentes / proprietários de empresas muitas vezes não sabem que têm um problema de ruído. Afinal, o que para alguns parece um zumbido de trabalho agitado e próspero, é um zumbido que distrai outros.

Além do mais, todos nós temos diferentes sensibilidades e tolerâncias a ruídos de fundo e, é claro, isso varia de acordo com a tarefa que você está tentando realizar.

Então, você tem um problema de ruído no escritório?

O ruído é definido como som indesejado e pode assumir várias formas, como:

  • Ruído de conversação: conversas em um bebedouro, áreas de descanso, área de reunião e colegas ao telefone. As conversas podem distrair muito. Depois que você multiplica isso em um grande escritório de plano aberto, não é mais um zumbido silencioso!
  • Ruído de máquinas: impressoras, fotocopiadoras, scanners, caixas de pc, chaleiras, etc. Os escritórios estão cheios de equipamentos que economizam tempo, mas poucos são silenciosos. Seja o item em operação ou as pessoas e conversas que atrai, o maquinário se torna uma distração no escritório.
  • Ruído externo: muitos escritórios estão conectados a uma oficina ou área de produção e, como resultado, são afetados pelo ruído de trabalho. Embora os operadores de máquinas sejam frequentemente protegidos do ruído repetitivo e alto por protetores de ouvido, a equipe do escritório confia nas paredes para evitar perturbações, infelizmente, muitas vezes não o fazem.

Distúrbios acústicos podem ser estressantes, prejudicando a produtividade e a tomada de decisões.

Conter o número de trabalhadores expostos a ruídos altos

Verifique quantas pessoas são necessários para executar uma tarefa ruidosa e se essa tarefa pode ocorrer durante um período do dia, em algum momento da semana em que menos pessoas serão expostas diretamente, pois isso pode reduzir o número de trabalhadores que estão sujeitos a um ambiente excessivamente alto. Considere também se o equipamento barulhento pode ser movido para uma área onde menos trabalhadores serão afetados.

Trouxemos algumas dicas para ajudar você a diminuir os ruídos dentro da sua empresa, seja ela escritório ou fábrica.

  • Faça da redução de ruído uma prioridade ao atualizar as máquinas

Às vezes, as máquinas mais antigas não atendem às recomendações atuais de redução de ruído. E mesmo que isso aconteça, geralmente há melhorias que podem ser feitas para reduzir o nível geral de ruído quando as máquinas estão operando.

Pergunte a si mesmo se o maquinário existente pode ser atualizado de alguma forma para incluir barreiras contra ruído. Além disso, ao atualizar o maquinário, escolha modelos comprovadamente mais seguros e silenciosos. A implementação de uma política de compra de baixo ruído em seu local de trabalho pode ser benéfica para a saúde dos funcionários a longo prazo.

  • Ofereça proteção auditiva de forma eficiente

Os trabalhadores que utilizam seu EPI de forma consistente e cumprem as regulamentações reduzem suas chances de exposição ao risco relacionado ao ruído. Os empregadores e gerentes devem sempre oferecer protetores de ouvido e com redução de ruído mais fortes.

Mas lembre-se que, ao trocar o EPI, sempre tenha em mente o conforto e a função – o equipamento não deve atrapalhar a capacidade do trabalhador de realizar uma tarefa, nem deve causar irritação, pois pode distraí-lo e causar frustração.

  • Atenuadores de Ruído

Sem energia, muitas empresas não conseguem colocar em prática seu trabalho, certo? Por isso, muitas optam pela sala de geradores de energia para garantir que a eletricidade nunca falte. Entretanto, quando os geradores entram em ação o ruído chega a ser ensurdecedor em alguns casos.

Os atenuadores de ruídos, quando instalados nessa sala de geradores, fazem admissão e exaustão de ar do ambiente interno da sala, isso significa que ele mantém a temperatura e a pressão estática para o funcionamento das máquinas, sem deixar que o ruído saia da sala e incomode funcionários e vizinhos.

  • Plantas

Plantas bem-posicionadas têm se mostrado eficazes na redução dos níveis de ruído em um ambiente de escritório aberto. Quanto maior a planta, maior o impacto, sem mencionar os óbvios benefícios estéticos e o impacto geral na qualidade do ar. Não apenas ideal para redução de som, paredes vivas e paredes verdes também estão ganhando popularidade no design comercial.

  • Melhorar o isolamento

A instalação de material de isolamento acústico é uma opção eficaz para reduzir o ruído no espaço do escritório.

  • Cabines acústicas

O ruído em uma fábrica ou sala de máquinas perturba as pessoas que ali trabalham e atrapalha sua concentração. Uma cabine à prova de som oferece a solução para esse problema.

 A cabine foi projetada e equipada para criar um local de trabalho silencioso, seguro e confortável. Isso ajuda na concentração e beneficia a produtividade. Como ela é portável, sempre que preciso ela pode ser recolocada onde for necessária.

  • Portas acústicas

Portas acústicas fornecem privacidade para salas de reuniões, consultórios e escritórios. Elas podem evitar que ruídos indesejados ecoem em escritórios adjacentes.

Mantenha sua empresa em dia com as normas

Saúde e Segurança do Trabalho vêm para preservar a saúde dos colaboradores. Importante ressaltar que, nos locais onde a emissão sonora é superior a 80 decibéis, é obrigatório o uso de EPI protetor contra barulho.

Se você está pronto para manter sua empresa segura e precisa de uma equipe de profissionais qualificados para ajudá-lo a verificar o excesso de ruído, converse conosco!

Precisa de ajuda?
_gn